Nesta sexta-feira (14), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou-se com o presidente chinês, Xi Jinping, em uma cerimônia planejada em Pequim, reafirmando o compromisso de aprofundar as relações entre os dois países, mesmo diante das tensões com os Estados Unidos.
A cerimônia, que aconteceu no Grande Salão do Povo, contou com a presença de 400 militares e crianças uniformizadas agitando bandeiras do Brasil e da China. As duas nações foram saudadas por bandas que tocavam os hinos nacionais e outras canções emblemáticas, como “Novo Tempo”, de Ivan Lins.
Lula e Xi Jinping, acompanhados de suas primeiras-damas e ministros, abordaram temas importantes durante o encontro, que ocorreu em duas partes: a primeira com a presença de auxiliares de ambos os lados e a segunda, mais restrita e reservada.
Durante a conversa, o mandatário brasileiro destacou a visita à Huawei, gigante da tecnologia chinesa que enfrenta sanções dos EUA, como um sinal da disposição do Brasil em estreitar laços com a China. Ele afirmou que o país não se deixará ser influenciado pelas pressões externas e que os interesses na relação com a China vão além do comércio.
Xi Jinping, por sua vez, elogiou Lula como um “amigo de longo tempo” e expressou satisfação pela rápida recuperação do presidente brasileiro após problemas de saúde. O presidente chinês enfatizou a importância estratégica e de longo alcance das relações entre Brasil e China, colocando o país sul-americano em lugar prioritário na política externa chinesa.
Os líderes expressaram a vontade de trabalhar juntos por um novo futuro nas relações sino-brasileiras, destacando os interesses comuns e o papel importante que essa parceria desempenhará na promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento próspero das regiões e do mundo.
Veja:
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é recepcionado por Xi Jinping em Pequim. pic.twitter.com/GkVtTaBXJn
— Metrópoles (@Metropoles) April 14, 2023