O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está nesta quinta-feira (11/05) em Salvador. A visita tem dois grandes momentos: um encontro para planejamento do governo e a assinatura de uma lei importante para a cultura.
Pela manhã, o mandatário participa de uma reunião sobre o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Esse plano é como um roteiro que o governo segue, definindo quais são suas metas e como pretende atingi-las. A reunião, que acontece na Arena Fonte Nova, conta com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também do PT, e outros políticos que apoiam o governo.
Depois, à tarde, Lula vai ao Teatro Castro Alves, um dos principais pontos culturais da capital baiana. Lá, ele vai assinar o Decreto de Regulamentação da Lei Paulo Gustavo. Essa lei, aprovada pelo Congresso, foi criada para ajudar os profissionais da cultura que foram prejudicados pela pandemia da Covid-19.
A Lei Paulo Gustavo prevê que o governo federal vai repassar R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura para os Municípios, Estados e o Distrito Federal. Esse dinheiro deve ser usado para a produção de eventos culturais, ajudando a retomar as atividades nesse setor que foi tão afetado pelas restrições da pandemia.