O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com pneumonia leve e precisou adiar sua viagem à China, que estava prevista para este sábado (25/3), e agora deve iniciar no domingo (26/3), de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência. O mandatário passou a noite de quinta-feira (23/3) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde foi atendido pelo seu cardiologista, Roberto Kalil Filho.
Embora esteja recebendo tratamento com antibióticos, o presidente precisou cancelar sua agenda na manhã desta sexta-feira (24/3) e permanecer descansando no Palácio da Alvorada durante o dia. Há possibilidade de encontros marcados serem realizados à tarde, mas nos bastidores se fala que todas as reuniões serão suspensas.
Os principais eventos diplomáticos da viagem do chefe do Executivo acontecerão na próxima terça-feira (28/3), em Pequim, onde ele terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Na quarta-feira (29/3), está previsto um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.
Lula também tem programado ir a Xangai na quinta-feira (30/3), onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.