Lula faz primeira reunião com ministros e pede boa relação com o Congresso; confira

Aproximadamente às 9h30 desta sexta-feira (6), foi iniciada a primeira reunião do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seus 37 ministros de Estado, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Uma das partes mais relevantes do discurso do mandatário foi sobre a relação com o Congresso.

“Nós temos que saber que nós é que precisamos manter uma boa relação com o Congresso Nacional e cada um de vocês, ministros, tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com o Congresso Nacional. Não tem importância que você divirja de um deputado ou de um senador. Quando a gente vai conversar a gente não está propondo um casamento, a gente está propondo aprovar matéria ou fazer uma aliança momentânea em torno de algum assunto que interessa ao povo brasileiro”, apontou Lula. “Eu quero dizer para vocês que vou fazer a mais importante relação com o Congresso Nacional que eu já fiz”.

“Vocês não se preocupem, porque vocês vão ter um presidente disposto a fazer tantas quantas conversas forem necessárias com as lideranças, com os partidos políticos, com o presidente Rodrigo Pacheco e com o presidente Arthur Lira. Não tem veto ideológico para conversar e não tem assunto proibido em se tratando de coisas boas para o povo brasileiro. Quero que vocês contem comigo, porque eu tenho consciência que não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da Presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é o governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado. E assim nós vamos governar os quatro anos”, prometeu.

Também estiveram presentes os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Veja:

Diferente de Lula, o ex-chefe do Executivo Jair Messias Bolsonaro (PL), depois da sua posse, participou de sua primeira reunião ministerial em 3 de janeiro de 2019.