Lula institui Dia Nacional do Funk: “Muito mais que música, é resistência”

Lula oficializa o Dia Nacional do Funk, destacando o estilo como voz, identidade e resistência das periferias brasileiras.

Na terça-feira, 30 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a criação do Dia Nacional do Funk, que será celebrado anualmente no dia 12 de julho.

Em uma publicação no Instagram, Lula destacou que o funk “é muito mais do que um gênero musical”, definindo o estilo como “voz”, “identidade” e “resistência”.

“Este é um reconhecimento mais do que merecido para uma cultura que surgiu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, nossas ginastas ganharam medalhas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!”, afirmou o presidente.

No vídeo divulgado, Lula aparece ao lado de Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e autor da proposta do Dia Nacional do Funk, apresentada em 2021, quando ainda era deputado federal.

Para Padilha, a sanção representa o “reconhecimento do Estado brasileiro por essa iniciativa cultural que gera muita valorização e emprego para a juventude”.