Lula no G7: Guerra da Ucrânia e mudanças climáticas no foco do presidente

Participação Brasileira no G7

Em um cenário histórico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da cúpula anual do G7, realizada no Japão. Este marco assinala a primeira vez em 14 anos que o Brasil foi convidado a participar do evento, um clube de nações ricas dedicado à discussão de questões geopolíticas globais. O mandatário deve fazer presença em debates gerais e em sete encontros privados com outros líderes.

Agenda de Mudanças Climáticas e Guerra da Ucrânia

O líder brasileiro tem na sua mira duas questões críticas: as mudanças climáticas, e o fim da Guerra na Ucrânia. Promessas e solicitações de recursos para preservar a Floresta Amazônica têm sido uma bandeira levantada por Lula.

Por outro lado, Lula também está engajado em buscar apoio internacional para interromper a prolongada Guerra da Ucrânia. As conversações com outros líderes estão voltadas para estabelecer um “meio-termo”, onde a Ucrânia faria algumas concessões para estabelecer a paz.

Encontros Bilaterais

Na manhã desta sexta-feira (19), ocorreu a primeira reunião bilateral de Lula em Hiroshima, com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. Além deste, estão programadas reuniões com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o presidente da Indonésia, Joko Widodo; o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Lula também terá um encontro com um grupo de empresários japoneses e membros do banco de financiamento JBIC no domingo.

Retorno ao Brasil

O presidente deve retornar à capital da República na segunda-feira (22/5). Antes de sua partida, ele dará uma entrevista coletiva a jornalistas do Brasil e do mundo.

A participação do Brasil no G7, um grupo que não inclui outras grandes economias como a China, é um sinal da importância internacional do país na discussão de questões geopolíticas cruciais. Este é o sétimo convite que Lula recebe para participar da cúpula do G7, reafirmando sua influência no cenário global.

O Portal ChicoSabeTudo continuará acompanhando de perto esta situação e fornecerá atualizações conforme elas se tornem disponíveis.