Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A mensagem foi publicada na plataforma X, antigo Twitter, após projeções não oficiais confirmarem a vitória de Trump sobre Kamala Harris.
Lula, que havia manifestado apoio à candidatura de Kamala Harris antes das eleições, destacou a importância do respeito à democracia e do diálogo global. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu Lula.
O presidente brasileiro reforçou a necessidade de cooperação entre as nações: “O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”. Trump, em sua última passagem pela política americana, havia apoiado o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em 2022.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024