O Ministério Público Federal em Brasília (MPF) denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Informações divulgadas pela revista “Veja” na tarde desta sexta-feira (9) dão conta de que a nova denuncia tem origem na Operação Zelotes, que apura a venda de decisões do Carf, tribunal que julga recursos contra multas aplicadas pela Receita Federal.
A ação penal é resultado de investigações que apuraram o envolvimento da dupla com o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, que também foram denunciados por negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.
Segundo o MPF, os crimes foram praticados entre 2013 e 2015 quando Lula, na condição de ex-presidente, integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, grupo Caoa e SAAB, clientes da empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M). Em troca, Mauro e Cristina, donos da empresa, repassaram a Luiz Cláudio pouco mais de R$ 2,5 milhões.