Lula tem maior poder de influência na web, aponta pesquisa

Lula tem maior poder de influência na web, aponta pesquisa

A pesquisa Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborada pela Quaest Consultoria e divulgada nesta quarta-feira, 29, mostra que o ex-presidente Lula marcou 73,4 pontos. Enquanto isso, Bolsonaro pontuou 68,9 no ranking de popularidade. Lula, que já lidera as pesquisas de intenção de voto, ultrapassou o presidente e em um momento que a terceira via não conseguiu atrair a atenção da maioria dos eleitores, nem nos meios convencionais nem no mundo digital.

Outros pré-candidatos que aparecem na pesquisa da Quaest são Moro (45,2), Ciro Gomes (PDT – 32,1), João Doria (PSDB – 24,7), Rodrigo Pacheco (PSD – 21,1), Simone Tebet (MDB – 18,2) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo – 11,5) com números bem abaixo dos marcados por Lula e até mesmo por Bolsonaro.

O processo de apuração dos resultados da pesquisa leva em consideração os dados em redes sociais e buscadores nas redes, número de seguidores, capacidade de promover engajamento e proporção de de reações positivas e negativas às mensagens postadas.

De acordo com o próprio site da Quaest, “Usando dados do Facebook, Instagram e Twitter, o IPD compara quais marcas ou personalidades tem maior popularidade nas redes sociais. O Índice é calculado usando um algoritmo de inteligência artificial que pondera a relevância de 5 conjuntos de métricas”.