A televisão estatal da Venezuela, VTV, lançou um novo episódio da animação ‘Super Bigote’, que tem Nicolás Maduro como protagonista em sua versão de super-herói. No mais recente capítulo, Maduro enfrenta um Elon Musk apresentado de forma demoníaca e o envia para Marte usando um “peteleco de Deus”.
Transmitido pela primeira vez em 2021, o desenho se tornou parte da programação oficial do regime venezuelano e já teve bonecos do personagem distribuídos pelo presidente durante as festividades de Natal. O episódio, que dura cerca de um minuto, inicia com Musk em uma versão maléfica, enquanto Maduro aparece armado com um crucifixo e uma bíblia, prometendo ser um “Davi contra Golias”.
No clímax do curta, Musk é atingido por um ‘peteleco de Deus’ e é lançado ao planeta vermelho. Maduro, em seguida, se apresenta como o defensor da Venezuela, afirmando que derrotou um suposto ciberataque orquestrado pelo imperialismo. Ele declara: “O fascismo não entrará na Venezuela porque existe quem a defenda. Eu sou o seu fiel protetor, porque trabalho em equipe é vitória na certa”.
A rivalidade entre Maduro e Musk ganhou novos contornos em julho, quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a reeleição do presidente, em meio a contestações da oposição. Após Musk chamá-lo de “burro” e “ditador”, Maduro desafiou o magnata para um combate. Musk respondeu aceitando o desafio com condições: se vencer, Maduro deve renunciar; se perder, Musk se compromete a levar Maduro a Marte.
Recentemente, a rede social X, de Musk, foi bloqueada na Venezuela por um período inicial de dez dias, alegadamente devido à disseminação de discursos de ódio, com o prazo posteriormente estendido.