Manifestante ataca vereadora com ofensas racistas: “Tu é minha empregada”; Assista

Uma cena de racismo chocou o Brasil nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS). Uma manifestante antivacina atacou e disse para a vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) que ela seria “empregada” dela durante o tumulto. 

Além disso, no mesmo dia, manifestantes invadiram o local e até mesmo uma suástica nazista foi vista na confusão. No momento, era discutida a obrigatoriedade do chamado “passaporte da vacina” contra Covid-19.

“Eu sou o povo, eu sou o povo, eu sou o povo e não posso estar aqui? Tu representa a mim. Tu é minha empregada”, disse a manifestante antivacina para a vereadora, que também chamou a política de “lixo”. Na sequência, a parlamentar afirma que jamais será empregada dela. Gritos de “racista” também podem ser ouvidos após a cena protagonizada pela agressora.

Pelas redes sociais, Bruna Rodrigues compartilhou o vídeo e repudiou o episódio. “Infelizmente, ouvimos hoje aqui na Câmara o que estamos acostumadas a ouvir desde muito tempo. Ser chamada de ’empregada’, de ‘lixo’ é mais uma manifestação de um racismo que tenta desqualificar a todo momento a nossa chegada na Câmara! Não aceitaremos essas manifestações. Não passarão!”.

Câmara repudia manifestação violenta

Por meio de nota, a Câmara disse que repudia “com veemência qualquer tipo de manifestação política que utilize o expediente da violência”. Além disso, a Casa informou que “em hipótese alguma […] aceitará apologia à suástica, símbolo do período mais obscuro da história moderna da humanidade”.

A nota continua e afirma que “aqueles que buscam impor suas vontades pela força ou pelo terror nunca terão guarida nesta Casa”. Para finalizar, o documento diz que “tais indivíduos serão submetidos ao rigor da lei e responsabilizados por seus atos”.

Veja:

https://www.instagram.com/p/CVVJnQat99W/