Conforme matéria publicada no Estadão, o empreiteiro Marcelo Bahia Odebrecht completou, neste domingo 100 dias encarcerado. Ele foi preso as 5h30 do dia 19 de junho de 2015 quando uma equipe da Polícia Federal comunicou a prisão, após ter acesso ao mandado expedido pelo juiz federal Sérgio Moro – que conduz os processos da Lava Jato, em Curitiba, sede das investigações.
A prisão de Odebrecht foi o maior desafio enfrentado até aqui pela força-tarefa do Ministério Público Federal. Chamado pelos demais empreiteiros do esquema de “príncipe”, nem mesmo os investigadores acreditavam que ele poderia ficar por longo período encarcerado.
Dono da nona maior fortuna do País, avaliada em R$ 13 bilhões pela revista Forbes, o presidente do Grupo Odebrecht foi forjado desde criança pelo avô Norberto Odebrecht e pelo pai Emílio Odebrecht para assumir o comando do império familiar. No âmbito da operação, ele é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em contratos da Petrobrás. O empresário nega todas as acusações.