Anos após uma reivindicação de autoria do vereador Marconi Daniel(PV), hoje líder da bancada de oposição da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, ainda existem reclamações por parte de quem utiliza o transporte urbano da cidade.
Nos últimos anos, o assunto tinha até caído no esquecimento, mas com a continuidade da falta de competência da empresa que gere esse tipo de serviço, o assunto voltou à tona. A frota de coletivos da Viação Atlântico, responsável pelo serviço, tem novamente sido alvo de constantes reclamações dos usuários do transporte. E os motivos são os mesmos: sucateamento, defeitos mecânicos e descumprimento de horários.
Diante das várias denúncias recebidas, o parlamentar se indignou com tamanha falta de responsabilidade da empresa.” Paulo Afonso é uma das grandes cidades da Bahia, e não pode sofrer com esse desserviço que vem sendo prestado. Um transporte público de qualidade é um direito de todos. O povo merece dignidade. Não é justo pagar por uma passagem tão cara no valor R $4 reais e ter um péssimo serviço, com veículos sucateados, com bancos quebrados e sempre apresentando problemas. Isso tem que acabar”, afirmou Marconi.
Ainda segundo o parlamentar, o problema vem de anos, e infelizmente não tem mais como esperar por algo que aparentemente não tem solução. “É triste ver o quanto o povo sofre, e a prefeitura sequer decide para resolver esse problemão”, abordou.
Em um documento enviado à secretaria responsável pelo transporte público, o vereador havia solicitado à Prefeitura, responsável pela licitação do transporte público da cidade, informações referentes às idades dos veículos; idade média inicial da frota; anos e tempos de uso; quantidade de veículos circulantes; itinerários; horários e rotas.
Na primeira reivindicação, Marconi defendeu que existisse transparência nas informações da concessão do transporte público de Paulo Afonso. “A Prefeitura tem que se posicionar urgentemente. A Viação Atlântico está no mercado de Paulo Afonso há mais de 10 anos, e é lamentável que a situação tenha chegado nesse nível. Uma licitação foi feita justamente para que a empresa vencedora desempenhasse o seu papel da melhor forma, não é o que vem ocorrendo. Mais uma vez quem paga o preço de uma péssima administração é o cidadão de bem. Isso é grave”, desabafou.
Contudo, diante de todos os fatos abordados, é nítido que a situação crítica permanece, e está longe de ter um bom desfecho. “O poder legislativo não pode ser omisso diante da problemática, e eu como representante do povo, me disponho mais uma vez a protocolar na secretaria de administração, um ofício solicitando todas as informações sobre o serviço prestado pela Atlântico Transportes, desde as questões contratuais, substituição de frota nova por sucatas, aumento indevido de taxa, mau serviço prestado e bairros que ainda estão descobertos pelas linhas”, finaliza o nobre edil.
Por Assessoria de Comunicação