O desembargador Mário Alberto Simões Hirs foi eleito como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (21). Na sessão, também foi empossado o novo juiz efetivo do TRE baiano José Edivaldo Rocha Rotondano, escolhido na sexta-feira (18).
De acordo com informações do TRE, Mário Hirs foi eleito por votação unânime. Ele já foi presidente do Tribunal Eleitoral entre 2010 e 2011, quando renunciou ao mandato para assumir a Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Edivaldo Rotondano exercerá o cargo de vice-presidente. Ainda conforme o Tribunal, a ocupação das vagas segue norma prevista na Constituição Federal de 88 e Regimento Interno do TRE, que destina os cargos de presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral sempre aos dois juízes vindos da classe dos desembargadores.
Mário Hirs já vinha exercendo o cargo de Presidente interinamente, após a saída do desembargador Lourival Trindade.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, Mário Hirs diplomou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1976. Foi professor de Direito Penal na UCSAL, substituindo o Professor Abílio Pinto Coutinho Neto, e professor de Direito Tributário na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tendo ensinado também “Introdução à Ciência do Direito”. O magistrado, que já atuou como advogado do Estado contratado pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social, advogou também pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Carnes e Derivados de Salvador, Feira de Santana e Maragogipe.