Conforme apurado pelo Portal ChicoSabeTudo, o deputado pauloafonsino Mário Negromonte Júnior e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto tem conversado sobre a possibilidade de se juntarem à base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.
Mário Jr. foi um dos poucos políticos do PP a se manifestar a favor do então candidato Lula para presidente no primeiro turno das eleições de 2022, contrariando a executiva nacional do partido.
Durante um comício em Paulo Afonso, o parlamentar manifestou seu apoio ao petista.
Conforme as informações conseguidas pelo ChicoSabeTudo, os dois baianos têm participado das conversas com o PT Nacional de forma mais assídua.
Apesar do movimento contrário ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, a situação em Brasília é diferente. De acordo com as lideranças do PP no estado, a nível federal “há uma realidade particular”, que tornaria o processo de adesão mais simples.
O grupo seria acompanhado pelo Eduardo da Fontes (Pernambuco) e Agnaldo Ribeiro (Paraíba), além de outros parlamentares nordestinos.
“Algo vai acontecer. Mas com tranquilidade”, indicou um dos interlocutores procurados pelo BN.
Segundo informações recentes, o presidente do partido, Ciro Nogueira, teria dito que não tinha a intenção de participar do governo e seria respeitado pelos deputados federais da sigla.
Apesar disso, o PP será a base do governo petista na Câmara. O Progressistas baiano tem, atualmente, quatro parlamentares em Brasília: Neto Carletto, Cláudio Cajado, Mário Negromonte Jr. e João Leão.
Calcula-se que de 30 a 35 estejam dispostos a votar a favor do governo em troca de cargos e recursos. O PT vai apoiar a reeleição de Arthur Lira do PP, o que lhes dará a chefia de uma das Casas legislativas, segundo o texto.