Mata Grande-AL: foragido e investigado pelo MPE, Gabriel Brandão deixou secretaria em agosto

Em uma nota enviada para a reportagem do Correio Notícia, na manhã desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Mata Grande esclareceu que Gabriel Brandão Gomes não é mais o secretário municipal de Saúde.

De acordo com a portaria nº 127/2017, anexada à nota, Gabriel Brandão foi exonerado do cargo no dia 6 de agosto pelo prefeito Erivaldo de Melo Lima. Valkiria Carvalho foi quem assumiu a chefia da pasta.

Ainda segundo a nota, a investigação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) é referente à gestão passada. “O prefeito Erivaldo Mandú reitera que as compras de medicamentos na atual gestão são feitas de forma transparente e legal, como determina a lei”, informou.

Operação do Gecoc

O ex-secretário municipal de Saúde de Mata Grande é considerado foragido da Justiça, devido não ter sido localizado, na manhã desta quarta-feira (1º), durante a quarta fase da Operação Sepse, deagrada pelo Grupo Estado de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE/AL.

As investigações do Ministério Público, que começaram em março deste ano, apontam que Gabriel Brandão, que é primo do ex-prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão, participava ativamente de um esquema de suposta compra de medicamentos, por meio de notas fiscais fraudulentas.

Ainda segundo o MPE/AL, apesar da deagração da Operação Sepse, que resultou na prisão de outros envolvidos, Gabriel Brandão continuou participando do esquema de desvio de verbas públicas.