O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem registrado um crescimento significativo no número de prefeitos na Bahia desde as eleições de 2020. Inicialmente, o partido elegeu 14 prefeitos, mas esse número aumentou para 23 após a recente janela partidária, período em que é permitido a troca de partido por parte dos políticos sem perder o mandato. O MDB conseguiu atrair prefeitos de outros partidos, como PL, União Brasil, PSD, PP, Cidadania e Podemos.
Entre as cidades que agora são administradas pelo MDB estão Abaíra, Acajutiba, Cansanção, Conde, Condeúba, Coronel João Sá, Feira de Santana, Heliópolis, Ibiassucê, Itagimirim, Itapetinga, Itiubá, Lagoa Real, Macaúbas, Medeiros Neto, Presidente Dutra, Ribeira do Pombal, Santanópolis, Simões Filho, Terra Nova, Tucano, Ubaitaba, Vera Cruz e Xique-Xique.
O levantamento completo, realizado pelo Bahia Notícias, foi baseado em dados públicos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informações obtidas junto a assessorias de comunicação das legendas, prefeituras baianas, além de lideranças e presidentes partidários.
Pensando nas eleições estaduais de 2026, o deputado federal Ricardo Maia, do MDB, afirmou que o desempenho do partido nas eleições municipais de 2024 será crucial para formar a chapa majoritária. O MDB, que atualmente possui o vice-governador Geraldo Jr., também pré-candidato à prefeitura de Salvador, pretende ampliar ainda mais o número de prefeituras sob seu comando.
Cenário governista
Na Bahia, a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) conta com 358 prefeituras, em comparação com 59 prefeituras ligadas a partidos de oposição. Segundo o deputado Ricardo Maia, essa ampla base de apoio reflete a força política do grupo governista e será um fator determinante nas próximas eleições municipais e estaduais.