MEC estabelece regras para escolas aderirem ao programa de conectividade

Entenda os passos que as escolas da educação básica devem seguir para otimizar o acesso à tecnologia.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (8) as novas regras para escolas da educação básica que desejam aderir ao Programa de Inovação Educação Conectada. A iniciativa tem um foco claro: ampliar o acesso à internet e oferecer ferramentas digitais nas escolas.

O que as escolas precisam fazer?
Para entrar no programa, as escolas devem:

  1. Estar em funcionamento com ao menos um aluno matriculado.
  2. Ter rede elétrica.
  3. Possuir uma unidade gestora própria.

O MEC deixa nas mãos das secretarias de Educação dos estados e municípios a tarefa de selecionar as escolas que se encaixam nestes critérios. Elas também devem indicar um representante para cada escola, que deve ser um servidor público e conhecer bem o uso de tecnologias na educação.

Próximos passos para as escolas selecionadas
Após a seleção, o MEC informará, em seu site oficial, os valores que cada escola receberá. E mais, as escolas precisarão:

  • Instalar o software ‘Medidor Educação Conectada’ em um computador.
  • Preencher um formulário específico no sistema PDDE Interativo.
  • Elaborar um plano de como usarão o dinheiro, o chamado Plano de Aplicação Financeira (PAF).

O que pode e o que não pode comprar com o dinheiro?
O MEC deu exemplos de itens que as escolas podem adquirir: conexões de internet, equipamentos tecnológicos como computadores e notebooks. Por outro lado, itens como impressoras, caixas de som e microfones não podem ser comprados com esse recurso.

Este movimento do MEC busca modernizar o ensino no país, aproveitando a tecnologia para melhorar a experiência de aprendizado de alunos e professores.

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