O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (8) as novas regras para escolas da educação básica que desejam aderir ao Programa de Inovação Educação Conectada. A iniciativa tem um foco claro: ampliar o acesso à internet e oferecer ferramentas digitais nas escolas.
O que as escolas precisam fazer?
Para entrar no programa, as escolas devem:
- Estar em funcionamento com ao menos um aluno matriculado.
- Ter rede elétrica.
- Possuir uma unidade gestora própria.
O MEC deixa nas mãos das secretarias de Educação dos estados e municípios a tarefa de selecionar as escolas que se encaixam nestes critérios. Elas também devem indicar um representante para cada escola, que deve ser um servidor público e conhecer bem o uso de tecnologias na educação.
Próximos passos para as escolas selecionadas
Após a seleção, o MEC informará, em seu site oficial, os valores que cada escola receberá. E mais, as escolas precisarão:
- Instalar o software ‘Medidor Educação Conectada’ em um computador.
- Preencher um formulário específico no sistema PDDE Interativo.
- Elaborar um plano de como usarão o dinheiro, o chamado Plano de Aplicação Financeira (PAF).
O que pode e o que não pode comprar com o dinheiro?
O MEC deu exemplos de itens que as escolas podem adquirir: conexões de internet, equipamentos tecnológicos como computadores e notebooks. Por outro lado, itens como impressoras, caixas de som e microfones não podem ser comprados com esse recurso.
Este movimento do MEC busca modernizar o ensino no país, aproveitando a tecnologia para melhorar a experiência de aprendizado de alunos e professores.
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