Medicamentos vencidos podem ter sido jogados fora pela SMS de Delmiro Gouveia

Em meio a várias reclamações referente a falta de remédios nos postos de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia pode ter jogado dezenas de caixas de medicamentos vencidos. A informação foi trazida a público na última quinta-feira, 1, pelo vereador e líder do governo Geraldo Xavier (PSD), durante sessão ordinária na Câmara Municipal.

“Ontem um vereador que não me recordo o nome, disse que foram jogados no lixo, dezenas de caixas de remédios, ora, qual a culpa que o prefeito tem? O prefeito compra o medicamento, manda distribuir nos postos, mas lá na distribuição tem alguém que quer que o governo dê errado, então isso é grave”, disse o parlamentar.

Segundo Xavier, pessoas ligadas a grupos políticos estariam dificultando o governo do Padre Eraldo, e seria necessário o prefeito tirar essas pessoas e colocar pessoas técnicas e que gostem da cidade em lugares estratégicos para o município andar.

Ainda durante discussão na Casa Legislativa, o vereador Júnior Lisboa (PMDB) pediu a palavra e esclareceu que teria sido ele quem falou a Xavier, depois de receber uma denúncia de um ex-funcionário da SMS que disse provar o descaso referente ao vencimento dos medicamentos.

Caso se confirme o descaso com o vencimento dos medicamentos, será necessário apurar de que forma os remédios teriam sido descartados e em qual lugar teria sido feito.

De acordo com a empresa Ecycle, o Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta.

Nossa reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do município para saber mais informações sobre o caso, e de que forma teriam sido descartados esses possíveis medicamentos, mas não obtivemos êxito.