No final de 2024, a Meta divulgou um relatório abordando o uso de inteligência artificial generativa em suas plataformas durante as eleições. A empresa, responsável por plataformas como Facebook, Instagram e Threads, afirmou que as preocupações sobre desinformação não se concretizaram. Segundo a Meta, a desinformação gerada por IA nas principais eleições globais representou menos de 1% das informações incorretas verificadas.
Durante o mês que antecedeu as eleições nos EUA, o gerador de imagens da Meta, Imagine AI, bloqueou 590 mil tentativas de criar deepfakes com figuras políticas, incluindo Trump e Biden. A companhia também destacou que, embora tenha havido um crescimento modesto no uso de IA por redes organizadas para disseminar propaganda, sua estratégia de monitoramento focada no comportamento das contas foi efetiva em desmantelar essas operações.
Além disso, a análise da Meta mostrou que cerca de 20 operações de influência secreta foram desativadas em todo o mundo, enquanto outras plataformas, como X e Telegram, se mostraram mais suscetíveis à propagação de desinformação.