Michel Temer afirma que não será vice de Bolsonaro: “Saí da vida pública”

Michel Temer descarta ser vice de Bolsonaro em 2026 e afirma que não pretende retornar à vida pública.

Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil

O ex-presidente Michel Temer (MDB) negou qualquer possibilidade de compor uma chapa com Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Temer afirmou que não pretende disputar o cargo de vice-presidente, nem qualquer outra posição pública, reiterando sua saída da política ativa. “Eu saí da vida pública”, declarou.

O ex-presidente ressaltou que nunca conversou com Bolsonaro sobre essa possibilidade e que, caso houvesse uma conversa, ele não teria interesse. Temer reforçou que já cumpriu seu papel ao longo de 32 anos de carreira, atuando como secretário de Segurança, presidente da Câmara dos Deputados, vice-presidente e Presidente da República.

Temer também comentou que suas conversas com Bolsonaro são esporádicas e eventuais. “Desde aquele episódio com o Alexandre [de Moraes], quando mediei um entendimento entre o ministro do STF e Bolsonaro, ele me pede palpites de vez em quando, mas nada além disso”, completou.

Os rumores sobre uma possível aliança surgiram após uma entrevista de Bolsonaro à Folha, na qual o ex-presidente citou Temer ao discutir a possibilidade de reversão de sua inelegibilidade para 2026.

“Tenho certeza de que ele [Trump] gostaria que eu viesse [a ser] candidato. Está na mídia, não sei se é verdade ou não, eu não falo sobre esse assunto, é o [Michel] Temer [MDB] de vice”, disse Bolsonaro.