A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se destaca como a principal escolha dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) para disputar a presidência em 2026, caso o ex-presidente permaneça inelegível, segundo pesquisa realizada pela Genial/Quaest em seis estados brasileiros. Além de Michelle, a pesquisa avaliou outros quatro governadores alinhados a Bolsonaro: Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás). Michelle é a figura com maior apelo entre os eleitores de Bolsonaro nos diferentes estados, enquanto os governadores demonstram maior apoio em suas respectivas regiões.
Nos estados nordestinos pesquisados, Pernambuco e Bahia, Michelle foi identificada como a candidata mais forte para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Minas Gerais, ela aparece empatada com Zema e Tarcísio. Em São Paulo, Michelle é superada pelo governador Tarcísio de Freitas, e nos estados do Paraná e Goiás, fica atrás de Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado, respectivamente, mas com uma diferença pequena.
Bolsonaro, condenado em duas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, está inelegível até 2030. No entanto, seus aliados ainda esperam que sua defesa consiga reverter essa situação.
Caso Bolsonaro permaneça inelegível, Michelle é vista como a melhor opção para enfrentar Lula em 2026 por 51% dos apoiadores de Bolsonaro em Pernambuco e por 46% na Bahia. Em Minas Gerais, 29% dos eleitores a consideram a melhor escolha, empatando com Zema (28%) e Tarcísio (27%) dentro da margem de erro.
Em São Paulo, a preferência recai sobre Tarcísio de Freitas, com 50% dos apoiadores de Bolsonaro indicando-o como o melhor candidato para enfrentar Lula, enquanto 30% optam por Michelle. No entanto, ela ainda se destaca à frente dos outros nomes, que pontuam entre 2% e 6%.
Em Goiás, Michelle é vista como a melhor candidata por 33% dos apoiadores de Bolsonaro, enquanto Caiado é preferido por 37% e Tarcísio por 20%. No Paraná, Ratinho Júnior lidera com 37%, seguido por Michelle com 31% e Tarcísio com 23%.
As pesquisas na Bahia e em Pernambuco, divulgadas pela Quaest nesta quarta-feira, foram realizadas entre 25 e 28 de julho, entrevistando 900 e 702 pessoas, respectivamente, com margens de erro de 3,3 e 3,7 pontos percentuais. Os resultados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná são baseados em levantamento da Quaest feito em abril e já divulgado anteriormente.