Representantes do Ministério da Saúde realizaram uma visita técnica às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador com o objetivo de avaliar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência Marisete Dalenogare e Graciete Duran, ocorreu em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das UPAs 24h, que são componentes da Rede de Urgência e Emergência.
Além da UPA dos Barris, foram inspecionadas as unidades de Paripe, Santo Antônio, San Martin e Valéria. A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, recebeu as representantes do Ministério da Saúde e destacou a importância do alinhamento entre Governo Federal, Estadual e Municipal para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
As UPAs são a principal porta de entrada para os serviços hospitalares e, por muitos anos, seguiram um padrão que gerava superlotação e, consequentemente, lentidão na regulação de pacientes. Para reverter esse cenário, a secretária municipal da saúde da capital baiana tem buscado estar próxima do Estado, com o intuito de qualificar a rede de saúde em geral. Nos próximos dias, será lançado oficialmente um grupo de trabalho para revisar fluxos e processos.
Durante as visitas, foram avaliados os ambientes e equipamentos das unidades, os fluxos estabelecidos e outros requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram analisados registros de transferências de pacientes para as referências hospitalares, a implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA. Foram verificados ainda relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais que atuam em cada unidade.