Na manhã desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil terá a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus até o final de setembro. A declaração foi dada durante uma videoconferência na Comissão Especial da Covid-19 no Senado.
“É possível antever que toda população acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até o mês de setembro. E é possível antever que podemos ter toda população acima de 18 anos vacinada [com duas doses] até o final de 2021“, afirmou Queiroga.
De acordo com o ministro, desde quando assumiu o comando da pasta da Saúde, há cerca de três meses, o Brasil passou a assumir “diversos imunizantes” aplicados contra a doença.
“Mais de 80 milhões de doses de vacinas foram distribuídas para estados e municípios. Isso não é pouco“, afirmou ao comparar o número de doses distribuídas no Brasil com a iniciativa Covax Facility, que entregou cerca de 86 milhões de doses de vacinas em todo o mundo.
Anteriormente Queiroga já havia afirmado que o Brasil poderia completar a vacinação de todos os adultos até o final do ano. Governadores e prefeitos estão divulgando calendários que preveem a imunização com a primeira dose com o mesmo prazo apresentado pelo ministro.
“Com o progresso da campanha de vacinação, nós entendemos que, a partir de setembro, é possível haver um cenário epidemiológico mais favorável no Brasil”, concluiu Queiroga.