O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que sugerirá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o retorno do horário de verão, mas somente após o segundo turno das eleições, previsto para 27 de outubro. Caso a proposta seja aceita, a medida deve começar a valer em novembro.
A decisão sobre o retorno do horário de verão ainda está sendo analisada pelo governo. Silveira mencionou que a recomendação foi feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com o objetivo de aliviar o sistema em horários de pico de consumo. Mesmo assim, o ministro afirmou que ainda está refletindo sobre a necessidade da medida e que prefere não antecipar sua posição pessoal até que Lula tome uma decisão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia orientado o governo a não alterar o horário antes das eleições, a fim de evitar problemas no processo de votação. Além disso, a seca histórica que afeta os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração hidrelétrica, também pressiona o governo a adotar medidas para garantir a segurança do sistema energético.