Moraes libera vídeo de reunião em que Bolsonaro fala sobre ‘dinâmica golpista’; assista

Gravação apreendida revela discussão de 'dinâmica golpista' com ministros, levando a investigações sobre tentativa de golpe de Estado.

O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, retirou o sigilo de um vídeo gravado em 5 de julho de 2022, mostrando uma reunião na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discute com seus então ministros planos que foram interpretados como uma dinâmica golpista. A gravação, agora acessível ao público, foi divulgada no site oficial do STF.

Esta ação do ministro Moraes ocorreu após trechos editados do vídeo serem veiculados na imprensa, o que motivou a decisão de tornar a íntegra da gravação disponível para consulta pública. A revelação desta gravação contribuiu significativamente para as investigações da Polícia Federal (PF) sobre tentativas de golpe de Estado, especificamente relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023.

A gravação foi apreendida na residência do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e tem sido fundamental para embasar a operação recente da PF, que investiga a organização criminosa suspeita de orquestrar a tentativa de golpe.

Durante a reunião capturada no vídeo, Bolsonaro faz alegações, sem apresentar provas, de um suposto acordo secreto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estaria, segundo ele, “passando por cima da Constituição”. Ele afirma: “Eu vou entrar em campo usando o meu Exército, meus 23 ministros”, conforme transcrição da PF incluída na investigação.

A decisão de Moraes de autorizar a operação da PF baseou-se na avaliação de que a reunião expõe claramente um plano de ação golpista por parte da alta cúpula do governo da época, envolvendo todos os participantes investigados.

Assista: