A Ação da Cidadania acaba de anunciar a doação de 10 toneladas de alimentos para o povo Yanomami, que vive na Terra Indígena Yanomami em Roraima. A iniciativa é parte da campanha SOS Yanomami, liderada pelo movimento social desde janeiro deste ano. No total, a campanha arrecadou 30 toneladas de alimentos.
As 500 cestas básicas começaram a ser montadas no dia 13 de abril e serão transportadas pela Força Aérea Brasileira ainda esta semana. Além dos alimentos, a Ação da Cidadania já entregou mil kits de ferramentas para plantio e reflorestamento, panelas e utensílios, mil kits de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e infantis, roupas de cama, redes e sandálias.
De acordo com o movimento, a situação na Terra Indígena Yanomami é crítica. Nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome, e centenas de idosos e crianças estão em situação de desnutrição aguda.
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho. O movimento social é conhecido por liderar campanhas de combate à fome e à desigualdade no Brasil. Quem quiser contribuir pode fazer doações pelo PIX [email protected] ou pelo site da Ação da Cidadania.