Mudança no Ministério do Turismo: Lula substituirá ministra Daniela Carneiro por Celso Sabino

Saiba por que a ministra Daniela Carneiro será substituída por Celso Sabino e entenda as consequências políticas dessa decisão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13) que a atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), será substituída por Celso Sabino (União Brasil-PA) na próxima semana. A decisão foi comunicada à Daniela e ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), em um encontro privado.

Motivos da troca

A principal razão para a substituição, de acordo com Lula, é a saída da ministra do partido União Brasil, que enfraqueceu sua posição política, tornando insustentável sua permanência no ministério. No entanto, Lula fez questão de elogiar o trabalho de Daniela e enfatizou que a mudança é estritamente política.

O presidente garantiu que Daniela terá a oportunidade de apresentar as ações que realizou no Turismo durante o primeiro semestre na próxima reunião ministerial, marcada para quinta-feira (15). Após a reunião, Lula anunciará formalmente a mudança.

Acordo político

Como parte do acordo para a substituição, Lula ofereceu posições para aliados de Waguinho e se comprometeu a destinar recursos para Belford Roxo e aliados do prefeito em cidades vizinhas. Ele também apoiará projetos apresentados por Daniela Carneiro na Câmara, já que ela voltará para a função de deputada federal.

O presidente Lula terá que alinhar com o partido União Brasil a saída e entrada de outros nomes em cargos do segundo e terceiro escalão no Ministério do Turismo. O partido, liderado por Marcelo Freixo (PT-RJ), um dos principais aliados de Lula, quer ter mais controle em todos os setores, inclusive na Embratur.

Implicações da mudança

Esta substituição irá resultar em uma série de movimentações políticas. A tendência é que Freixo e outros aliados de Lula sejam realocados para outros setores. Há até a possibilidade de Freixo integrar o Ministério de Portos e Aeroportos devido à sua boa relação com o ministro Márcio França (PSB-SP).

Lula espera que a mudança fortaleça sua base na Câmara e solucione o impasse atual o mais rápido possível. A transição ocorrerá entre o final desta semana e o início da próxima. Mais detalhes devem ser divulgados em breve.