O Comando de Segurança e Trânsito (COMSETRAN), órgão da Prefeitura de Paulo Afonso (Norte da Bahia), já iniciou a substituição dos antigos semáforos do centro da cidade.
A nova sinalização com contadores digitais em LED já pode ser vista na entrada da Rua Carlos Berenhauser, esquina com a Avenida Apolônio Sales e nos cruzamentos da Getúlio Vargas com Amâncio Pereira, Otaviano Leandro de Morais com Santo Antônio, São Francisco com Amâncio Pereira e Monsenhor Magalhães com Santo Antônio.
Segundo o comandante do COMSETRAN, Cleston Andrade Cavalcante, na região do Mercado Público será instalado um semáforo para pedestres e algumas ruas da cidade passarão a ser mão única.
Ainda de acordo com o comandante, na rotatória da Apolônio Sales, próximo à Rodoviária, serão implantados semáforos inteligentes para melhorar o fluxo de veículos e evitar os constantes engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.
"As mudanças têm como base um estudo técnico realizado pelo DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), técnicos e engenheiros do DETRAN/BA, que identificaram as necessidades de mudança para melhorar nosso trânsito.
Paulo Afonso possui hoje uma frota de aproximadamente 40 mil veículos, sendo que mais de cinco mil são os chamados ‘veículos flutuantes', ou seja, aqueles matriculados em outras cidades que diariamente entram, saem ou permanecem na cidade", comentou Cleston.
Além da troca de todo o sistema semafórico, a parceria desenvolvida pelo COMSETRAN/DEMUTRAN e o Estado da Bahia, também contempla a sinalização vertical e horizontal do centro da cidade. A ação da Prefeitura resultará em melhores condições de tráfego para condutores e pedestres.