O escândalo do “Petrolão” está deixando alguns militantes com os nervos à flor da pele.
A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) teme que as ações dos investigadores da Operação Lava Jato acabem por “inviabilizar” o funcionamento do partido e até por levar à cassação do registro da legenda. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (20).
Dirigentes disseram que acreditam que o partido deve sofrer sanções financeiras para ressarcir os cofres públicos pela corrupção no esquema da Petrobras. Estima-se que o PT tenha recebido entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013 de propina retirada dos 90 maiores contratos da Petrobras.
O Ministério Público Federal já sinalizou que pedirá punições aos partidos políticos envolvidas na Lava Jato, mas não detalhou quais serão. PT, PMDB e PP são os principais investigados no escândalo.
Se a punição vier, o fundo partidário, outra forma de sustento das legendas, também ficaria comprometido.
Segundo a lei dos partidos políticos, se as investigações confirmarem as suspeitas, ficaria suspensa a participação da agremiação no fundo até que o esclarecimento do caso seja aceito pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que, nesta sexta-feira (17), o Diretório Nacional do PT divulgou uma resolução política em que suspende o recebimento de doações de empresas privadas.
Fonte: Varela Notícias