Nivaldo Lopes fala sobre a possível instalação da 5ª Cia da Polícia Militar em Glória-BA

Durante a sessão especial na terça-feira (05/05) na câmara de vereadores de Glória-BA enquanto os vereadores faziam uso da tribuna discursando sobre o dia municipal da paz e a segurança pública em Glória-BA, surgiu à possibilidade da 5ª Cia do 20° Batalhão da polícia militar ser instalada na cidade, pois atualmente se encontra no PCTRAN em Paulo Afonso-BA.

Em conversa com o Portal Quixaba, o secretário de governo Nivaldo Lopes diz entender necessário a instalação da 5ª companhia em Glória, mas ressalta que a discussão tem que ser mais abrangente.

“Glória se você comparar com outros municípios, é um município tranquilo, mas a gente assiste ai um crescimento muito grande de nossa população, haja vista a presença  de diversos empreendimentos habitacionais que podem duplicar ou até mesmo triplicar a nossa população, de modo que é necessário que o poder executivo, mas sob tudo toda sociedade gloriense se preocupem em montar uma estrutura que possa efetivamente a segurança de nossa população, quando aqui foi colocado a possibilidade de trazer pro município a 5ª companhia, eu acho que isso é muito importante.

(Reprodução/Portal Quixaba)
(Reprodução/Portal Quixaba)

Isso aumenta o contingente o efetivo militar e amplia a presença da polícia enquanto instrumento que possa garantir a segurança dos cidadãos, mas isso é necessário que essa entidades todas discutam com muita responsabilidade, chamando atenção inclusive de que essa questão da segurança pública não é da responsabilidade apenas do município, é da responsabilidade constitucional do estado, de modo que é o estado, é a secretaria de segurança pública que tem que se preocupar em trazer pro município a companhia e dota-la das condições necessárias para um bom funcionamento”. Afirmou Nivaldo.

O secretário de governo ainda fez outros questionamentos: Quem é que vai bancar essa conta? O município a exemplo do que já faz? Quando por exemplo alimenta os detentos, quando coloca funcionários de apoio na delegacia de polícia, quando dá o combustível pra polícia militar rodar, além de colaborar com a justiça militar, com a CIRETRAN, então assim, há hoje uma inversão muito grande, o município que deveria ser ajudado pelos outros entes da federação (estado e união) muitas vezes assume a responsabilidade do estado sobre tudo nessa área da segurança pública, então que todos esses agentes públicos envolvidos nessa discussão tenham o cuidado a responsabilidade que isso não venha onerar a prefeitura, que se encontra há exemplo de outros municípios em uma profunda crise financeira e que não pode está assumindo responsabilidade que não é de sua competência. Finalizou Nivaldo.

Fonte: Portalquixaba.com.br