A cidade de Jacaraci, na Bahia, agora contará com uma nova estrada pavimentada, facilitando o transporte de produtos da agroindústria. Inaugurada após uma visita do governador Jerônimo Rodrigues, a estrada se estende por quase 20 quilômetros, conectando o município ao distrito de Irundiara. Esta melhoria é parte de um projeto maior que prevê a pavimentação de 60 quilômetros, com um investimento superior a R$ 80 milhões.
O novo trecho rodoviário promete ser um divisor de águas para cerca de 63 mil habitantes, melhorando significativamente o escoamento de produtos como avoador, farinha e feijão. “A ideia é que nossa população rural possa vender seus produtos com mais facilidade, seja na feira da cidade ou nas comunidades locais”, explicou o governador.
A redução no tempo de viagem é um dos benefícios mais celebrados. Manoel Pereira, um trabalhador rural que faz o trajeto diário entre Jacaraci e Irundiara, relatou que o que antes demorava uma hora, agora é feito em apenas 30 minutos. “Melhorou muito para nós, reduziu pela metade o tempo de viagem ao meu terreno”, comemorou.
A segunda fase do projeto visa expandir a melhoria para outras áreas, incluindo os entroncamentos da BA-148 e da BA-623 até Condeúba, afetando positivamente também os municípios de Licínio de Almeida, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Caculé.
Além do setor de transportes e infraestrutura, a educação também recebeu atenção especial. Três anexos a colégios estaduais e municipais foram inaugurados, visando fortalecer a educação em zonas rurais. Um destes, o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, foi inaugurado no distrito de Irundiara, destacando-se por ser uma escola planejada para atender às necessidades e realidades dos estudantes locais.
“Estamos dando dignidade e valorizando o local de origem destes estudantes, que agora não precisam se deslocar para estudar na cidade”, destacou Rowenna Brito, Secretária da Educação em exercício. O governador Jerônimo Rodrigues também reforçou o apoio do governo aos sonhos dos jovens, independentemente do caminho profissional que escolham seguir.
Estas iniciativas sublinham um compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura e educação, visando não somente a conveniência imediata, mas também o desenvolvimento sustentável a longo prazo da região sudoeste da Bahia.