Nova iniciativa do governo capacita jovens desempregados com cursos de seis meses

Governo lança programa para capacitar jovens desempregados entre 18 e 29 anos em seis meses, oferecendo cursos presenciais e híbridos.

O Governo Federal lançou um novo programa de capacitação destinado a preparar jovens para o mercado de trabalho em apenas seis meses. Este programa é uma reedição do Projovem Trabalhador, focado em proporcionar qualificação profissional e social para jovens entre 18 e 29 anos.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a meta é começar os primeiros cursos pilotos em agosto. Podem participar do programa jovens desempregados que pertençam a famílias com renda per capita mensal de até um salário mínimo.

A execução do programa ficará a cargo de Organizações da Sociedade Civil (OSC), que serão escolhidas por meio de um edital público. Os cursos oferecidos terão duração de seis meses e poderão ser presenciais ou híbridos, somando um total de 350 horas/aula. O conteúdo dos cursos incluirá tanto a qualificação social e profissional quanto o letramento digital, visando preparar os jovens para oportunidades de emprego ou atividades que gerem renda.

Após a conclusão dos cursos, os jovens serão registrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que será responsável por encaminhá-los para vagas de emprego. Esta iniciativa busca não apenas qualificar, mas também facilitar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma solução completa desde a educação até a empregabilidade.