Nova pesquisa aponta queda na aprovação e aumento na desaprovação do governo do presidente Lula

Em comparação com o governo de Bolsonaro, quase metade dos entrevistados considera a administração atual melhor do que a anterior

O mais recente levantamento do instituto PoderData, divulgado nesta quinta-feira (28) pelo site Poder360, revela uma queda na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os dados, o índice de aprovação caiu de 51% em junho para 48% em setembro deste ano.

Paralelamente, a desaprovação ao governo também sofreu alteração. Enquanto na pesquisa anterior essa métrica estava em 43%, agora saltou para 45%, reduzindo a diferença para a quantidade de aprovação para apenas três pontos percentuais, configurando um empate técnico.

Detalhes da Pesquisa

A pesquisa foi realizada de 24 a 26 de setembro, utilizando-se de ligações para celulares e telefones fixos em 212 municípios, abrangendo as 27 unidades da Federação. Foram ouvidas 2.500 pessoas e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Recortes Demográficos

O governo Lula é mais bem avaliado por jovens, com uma aprovação de 58%, seguido por idosos com 56%. Entre pessoas com ensino fundamental e católicos, a aprovação é de 56% e 57%, respectivamente. No entanto, a desaprovação foi maior entre adultos de 25 a 44 anos, alcançando 53%, e evangélicos, com 64% de desaprovação.

Comparativo com Governo anterior

Outro aspecto relevante da pesquisa é a comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quase metade dos entrevistados (48%) considera a administração atual melhor do que a anterior, embora este número tenha sofrido uma queda de três pontos percentuais desde a última pesquisa. Por outro lado, 40% avaliam o governo petista como “pior”, e esta métrica está em uma trajetória ascendente desde abril deste ano.