A cidade de Santa Brígida, localizada a mais de 430 km de Salvador, foi palco de um momento histórico para a segurança pública baiana no último sábado (5). Em sua primeira visita oficial ao interior do estado após assumir o comando da Polícia Militar da Bahia, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, junto com o comandante do CPR-NE, Coronel Antonio Batista de Macedo Júnior, acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues na inauguração das novas sedes da Delegacia Territorial e do Pelotão da PM no município, um investimento de R$ 2,6 milhões.
“É a minha primeira visita pública, efetivamente, no interior do estado. Uma entrega que o governador está fazendo aqui para a nossa corporação, para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. A gente prima pela integração das forças. Começamos aqui com dois equipamentos lado a lado, para fazer mais integração e, por consequência, oferecer um serviço melhor à sociedade“, afirmou o coronel durante entrevista ao radialista Marcelo França, da Rádio Cultura de Paulo Afonso.
Compromisso com a tropa e com a população
O novo comandante-geral fez questão de enfatizar que sua gestão terá como prioridade não apenas a segurança dos cidadãos, mas também o bem-estar dos policiais. “Assumindo agora, meu compromisso, antes de tudo, é com a minha tropa. Eu sou, antes de qualquer coisa, um soldado da Polícia Militar, e chego ao mais alto posto da carreira com muito respeito pela tropa. Esta nova estrutura vai proporcionar mais dignidade ao trabalho dos nossos policiais.“
As novas instalações integram o Programa de Modernização das Estruturas de Segurança Pública, promovido pelo Governo do Estado, que já entregou 18 unidades somente em 2025 e 153 inauguradas em pouco mais de dois anos. O novo pelotão da PM conta com salas de comando e subcomando, auditório, vestiários e setor de monitoramento, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais.
Resultados positivos da Rondesp e do 20º BPM
Quando questionado sobre o impacto das recentes ações do Governo do Estado na área da segurança pública, especialmente a atuação da RONDESP NORDESTE (Rondas Especiais) e os avanços no 20º Batalhão de Paulo Afonso, o Coronel Magalhães foi enfático ao reconhecer os resultados positivos.
“Os números são impressionantes. A chegada da RONDESP NORDESTE ajudou muito na segurança da nossa região. Vamos manter e aprimorar esse trabalho. Paulo Afonso já viu uma melhora significativa nos índices e vamos continuar avançando.”
A RONDESP NORDESTE, unidade especializada da PM baiana, executa o policiamento tático em diversas cidades, realizando várias operações que impactam diretamente nos números de CVLI. Já o 20º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Paulo Afonso, tem jurisdição sobre diversos municípios da região, incluindo Santa Brígida e executa o policiamento de rádio-patrulhamento, realizando abordagens a pessoas e veículos considerados suspeitos, com o objetivo de evitar delitos e outras infrações.
Proteção à vida como missão principal
O comandante também reafirmou o compromisso da corporação com a proteção da vida: “Nosso objetivo é proteger e salvar vidas. E temos feito isso. Contem com a Polícia Militar. Temos um comandante regional comprometido com a tropa, e é com essa dedicação que vamos oferecer o melhor serviço de segurança pública à região.”
Ao encerrar a entrevista, ao jornalista Marcelo França, o coronel Magalhães deixou uma mensagem para a população e para os policiais do 20º Batalhão: “À sociedade, digo: contem conosco. A interação com a população é fundamental. E para minha tropa, especialmente do batalhão de Paulo Afonso, sigam com essa dedicação. O comandante regional é exemplo de trabalho, e é com esse espírito que seguiremos oferecendo segurança pública eficaz para todos.”
A visita do comandante-geral a Santa Brígida marca o início de uma nova fase na gestão da segurança pública no interior da Bahia, com foco na integração das forças policiais e na modernização das estruturas, visando oferecer um serviço mais eficiente à população.