O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta quarta-feira, uma forte crítica ao empresário Elon Musk, destacando a ausência de contribuições significativas dele para o Brasil. Lula enfatizou a importância de preservar o regime democrático e condenou as manifestações de extremismo, especialmente aquelas que visam desacreditar instituições brasileiras, como o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Temos uma coisa muito séria nesse país e no mundo, que é se a gente quer viver em um regime democrático ou não. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo. Que é o que está acontecendo””, declarou Lula, apontando diretamente para o crescente apoio ao extremismo de direita e criticando Musk por suas declarações contra a corte e o povo brasileiro.
“O crescimento do extremismo de extrema direita que se dá ao luxo de permitir que o empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro. Não é possível”, continuou.
A reação de Lula vem após uma série de embates nas redes sociais entre Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Musk, que recentemente adquiriu a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, ganhou notoriedade ao desbloquear contas de usuários investigados por disseminar informações falsas, levando a Polícia Federal a iniciar uma investigação contra ele.
Em uma fala anterior, Lula abordou a responsabilidade dos bilionários globais em relação à preservação ambiental, fazendo uma alusão indireta a Musk. Ele ressaltou a importância de reconhecer o impacto do desmatamento e das queimadas no planeta, criticando aqueles que minimizam a necessidade de proteger as florestas e a vida na Terra.
“Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento, as queimadas, prejudicam o planeta Terra, e muita gente não leva a sério o que significa manutenção das florestas, da vida no planeta e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora”, comentou Lula, sem mencionar Musk pelo nome.
Elon Musk, além de ser o proprietário do X e da Tesla, também fundou a Space X, uma empresa conhecida por seus avanços tecnológicos, incluindo o foguete Falcon 9, capaz de retornar ao solo, e planos ambiciosos de colonizar Marte.
Recentemente, Musk intensificou suas críticas, chamando Moraes de “ditador” em um post no X e insinuando que o ministro teve um papel decisivo na libertação de Lula e na influência sobre as eleições. A inclusão de Musk como investigado no inquérito das milícias digitais foi ordenada por Moraes, após o empresário desafiar restrições judiciais em sua rede social e sugerir que Moraes deveria ser destituído ou sofrer impeachment.