Na quinta-feira, 23 de janeiro, teve início em Paulo Afonso a operação “Tolerância Zero”, que visa retirar animais de grande porte das vias públicas. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal (GCM) e um caminhão boiadeiro.
Os trabalhos se concentraram em trechos da BA-210 e bairros do município, resultando na apreensão de vários equinos, bovinos e caprinos que estavam soltos em áreas públicas. De acordo com a Prefeitura, a operação continuará nesta sexta-feira, 24, com o objetivo de recolher todos os animais fora de seus pastos.
Os animais apreendidos serão levados ao Curral Municipal. Segundo a Lei nº 915/2001, se não forem resgatados pelos tutores em até 15 dias, serão vendidos em leilão público, conforme estipulado no Artigo 71, Capítulo IX, do Código de Posturas do Município.
A Secretaria de Meio Ambiente de Paulo Afonso havia alertado os tutores sobre a necessidade de regularizar a situação até o dia 23 de janeiro. Denúncias e informações podem ser feitas pelo telefone (75) 99215-5006.