Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, aprovou um aumento de 18,13% no valor da cota parlamentar para os senadores. O reajuste foi assinado na última sexta-feira (10), no entanto, só foi divulgado em ato da Comissão Diretora da Casa nesta terça-feira (14).
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar é uma verba indenizatória aos 513 deputados federais e aos 81 senadores para custearem as despesas do mandato. Contudo, esse valor varia entre os estados, devido à distância entre Brasília.
Esse aumento será gradual, de acordo com o ato da Comissão Diretora da Casa. Os senadores terão reajuste de 6% a partir de 1º de fevereiro deste ano; 6% a partir de 2024; e 6,13% a partir de 2025. Os parlamentares baianos tiveram o valor da verba indenizatória aumentado para R$ 37.541,17.
Conforme o texto do ato, o valor será destinado a despesas com passagens aéreas, telefonia, manutenção de escritórios parlamentares, alimentação, hospedagem, locação de veículos, segurança, divulgação da atividade parlamentar e combustíveis.
Ainda assim, após o reajuste, a Comissão Diretora concede quatro trechos de bilhetes aéreos, ida e volta, por mês, com destino ao Distrito Federal e origem no estado de representação do parlamentar.