Pacote de corte de gastos será discutido entre ministérios nesta terça-feira

Governo apresenta hoje aos ministérios proposta de corte de gastos obrigatórios, que deve ser enviada ao Congresso.

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O governo federal vai apresentar, nesta terça-feira (5), a proposta de corte de gastos obrigatórios a outros ministérios, como parte das medidas discutidas para equilibrar as contas públicas. A previsão é de que o pacote seja enviado ao Congresso Nacional ainda nesta semana, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda na noite de ontem.

Em nota, o Ministério da Fazenda detalhou que a reunião realizada na segunda-feira (4) abordou o quadro fiscal do país e os aspectos técnicos das propostas de redução de despesas. Hoje, os ministérios convocados pela Casa Civil terão a oportunidade de contribuir com sugestões sobre as mesmas informações discutidas na reunião anterior.

A segunda reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu no final da tarde e durou cerca de três horas. Participaram também as ministras Simone Tebet, do Planejamento, e Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, além de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil.

Ainda na segunda-feira pela manhã, Haddad, Lula e outros ministros se reuniram para avaliar as ações do G20, cuja presidência este ano está sob responsabilidade do Brasil. Na ocasião, estavam presentes Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, e Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral.

O presidente Lula, durante o fim de semana, solicitou aos técnicos da equipe econômica a apresentação de detalhes sobre o pacote de corte de gastos obrigatórios. De acordo com Haddad, o Ministério da Fazenda já avançou nas definições dessas propostas. O ministro também cancelou uma viagem prevista à Europa, permanecendo em Brasília para se dedicar a questões internas.