“País já está melhorando”, diz Lula ao comemorar crescimento de 1,9% do PIB

Primeiro trimestre registra crescimento de 1,9% no PIB, superando expectativas do mercado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre de 2023, resultado que superou as expectativas do mercado financeiro. Esta é a primeira divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no atual governo de Lula.

“Resultados que comprovam que nosso país já está melhorando. E vamos seguir trabalhando para distribuir esse crescimento com o povo brasileiro”, disse o presidente em publicação nas redes sociais.

Desempenho acima das expectativas do mercado

O crescimento do PIB neste trimestre superou as estimativas de analistas consultados pela agência Bloomberg, que previam um aumento de 1,3%. A expansão foi principalmente impulsionada pelo setor agropecuário, que apresentou um crescimento expressivo de 21,6%, o maior desde o quarto trimestre de 1996, segundo o IBGE.

As condições favoráveis de produção agropecuária contribuíram para este avanço, com estimativas indicando um recorde para a safra de grãos do país em 2023. É importante lembrar que o setor agropecuário representa aproximadamente 8% da economia brasileira.

Entendendo o PIB e seu cálculo

O Produto Interno Bruto é um indicador econômico fundamental que mede a produção total de bens e serviços do país durante um determinado período. Este cálculo inclui a produção de produtos, serviços, aluguéis, serviços públicos, impostos e até atividades ilícitas como o contrabando.

O PIB é apresentado através da ótica da oferta (o que é produzido) e da demanda (como esses produtos e serviços são consumidos). A variação do PIB, quando descontada a inflação, é comumente conhecida como crescimento econômico.

O IBGE divulga o PIB trimestral cerca de 60 dias após o fim do período analisado, conforme padrões internacionais.

Com o país exibindo sinais de recuperação econômica, o desafio do governo Lula continua sendo garantir que esse crescimento seja distribuído equitativamente entre os brasileiros.