Os partidos de ACM Neto e Cacá Leão – União Brasil e PP, respectivamente -, já determinaram qual será o nome da Federação a ser formada pelas siglas com o objetivo de aumentar a força de ambos no Congresso Nacional, assim como a data do anúncio oficial.
O presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), é quem está conduzindo a finalização do estatuto do colegiado. A divulgação oficial está agendada para a semana que vem, com a Federação sendo anunciada como União Progressista. A primeira presidência será do União Brasil.
Com essa aliança, o embate pelo relatório do orçamento, travado entre União Brasil e PL acaba, ficando com o colegiado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
A União Progressista será a maior bancada da Câmara, com 113 deputados, superando o PL do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Sendo assim, a Federação teria a prerrogativa de indicar as chefias da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Existe um pacto para que o PT seja o líder da CCJ neste primeiro ano. A presidência da CMO no Senado permitirá que a relatoria seja designada para a União Progressista da Câmara.
Haverá uma alteração também entre as executivas estaduais. A União Progressista definiu que o comando de cada um dos diretórios será determinado de acordo com a representação política de cada sigla.