O deputado federal Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, declarou que a formação de uma federação entre seu partido e o PSDB deve ser confirmada após as eleições. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele comentou sobre a situação atual das negociações, que foram afetadas pelo período eleitoral.
“Estamos bem [a relação dos partidos]. Estamos conversando sobre isso, várias reuniões. Esse período eleitoral deu uma parada, porque o pessoal fica atrás de voto e de dinheiro agora. Então, vamos retomar isso quando acabar a eleição”, afirmou Paulinho. Ele acredita que a federação será finalizada ainda este ano, visando as eleições de 2026.
Embora os dois partidos estejam em lados opostos na Bahia, a perspectiva é positiva em nível nacional. O deputado Adolfo Viana (PSDB) também manifestou otimismo em relação à federação, elogiando o deputado estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade na Bahia. “Se viermos fazer uma federação com o Solidariedade, será um prazer estar ao lado dele”, disse.
Luciano Araújo, por sua vez, considera a relação entre os partidos “a melhor possível”, mas reconhece que o caminho para a federação na Bahia pode ser desafiador. “Nunca tratamos de federação aqui na Bahia”, destacou Araújo, referindo-se às discussões que ainda precisam ser aprofundadas.