Nesta quarta-feira (27), as equipes do Programa Bolsa Família e Meio Ambiente realizaram o cadastramento de carroceiros no Bairro Tancredo Neves, mais especificamente na Praça CEU, em Paulo Afonso. A iniciativa visa incluir trabalhadores de tração animal que atuam na reciclagem e que ainda não estão oficialmente registrados como catadores de material.
A ação tem como objetivo não só formalizar o trabalho desses indivíduos, mas também desenvolver políticas sociais específicas para esse grupo.
“É importante valorizar o trabalho das pessoas que fazem a parte de reciclagem, porque aquele material que não é mais usado é transformado, são essas pessoas que fazem esse serviço e é o público prioritário do Bolsa Família. Estamos fazendo o cadastro também junto ao meio ambiente dessa população e fazendo a questão de conscientização”, disse a coordenadora Cecilma Regina.
Em um esforço conjunto, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) foca na sustentabilidade e bem-estar animal, promovendo a conscientização sobre práticas ambientais e de saúde animal. Paralelamente, o Bolsa Família está direcionando seus esforços para o aspecto social e o bem-estar das pessoas envolvidas com a reciclagem.