Em sessão solene da Câmara Municipal de Paulo Afonso (Norte da Bahia), neste domingo, 1º de janeiro, foram empossados o prefeito eleito no dia 2 de outubro de 2016, Luiz Barbosa de Deus e o vice-prefeito, Flávio Henrique Magalhães Lima. O ato aconteceu depois da primeira sessão, quando foram empossados os seis novos vereadores eleitos e os nove reeleitos no mesmo pleito.
Na disputa pela sucessão do até então prefeito, Anilton Bastos Pereira (PDT), o ex-deputado Estadual e Federal, Luiz de Deus (PSD), venceu a eleição municipal com 24.484 votos, número que representou 43,29% dos votos válidos no município.
Natural da cidade de Ilha das Flores – SE, com 78 anos e já tendo governado Paulo Afonso entre os anos de 1989 e 1992, o médico Luiz de Deus é casado e possui nível superior completo. O também médico alagoano Anilton Bastos Pereira entregou o cargo ao seu sucessor, de quem recebeu ao iniciar sua bem sucedida carreira política, em 1993.
Na solenidade de transmissão de cargo, que aconteceu na Praça das Mangueiras, minutos depois da posse, Anilton se emocionou com a homenagem surpresa feita por sua mãe, Dona Ana. O ex-prefeito agradeceu a Deus e aos pauloafonsinos, e desejou boa sorte a Luiz de Deus e Flávio Henrique, afirmando não ter dúvida sobre o sucesso da nova gestão municipal.
Sob aplausos, Anilton Bastos frisou que deixa a Prefeitura, mas continuará em Paulo Afonso, exercendo sua função de médico e ajudando a salvar vidas, o que sempre fez desde que iniciou sua carreira profissional. Anilton fez um agradecimento especial aos servidores municipais, segundo ele, co-responsáveis pelo trabalho que melhorou significativamente a cidade.
“Ao deixar a Prefeitura, eu agradeço primeiro a Deus, que não me abandonou nos momentos mais difíceis dos últimos oito anos, e ao povo de Paulo Afonso, por ter me ajudado a fazer um trabalho dedicado a todos os cidadãos. Nossa maior obra foi cuidar das pessoas carentes. Quero fazer um agradecimento especial a cada servidor, independentemente da função que exerce, porque para mim, todos, igualmente fazem parte dessa história. Tenho certeza de que Luiz de Deus e Flávio Henrique vão encontrar uma cidade melhor do que aquela que eu encontrei há oito anos e vão continuar trabalhando para melhorar ainda mais. Deixo de ser prefeito, mas continuarei trabalhando como médico, sempre ao lado do povo desta cidade que amo e que me orgulho de ter administrado por três vezes”, encerrou Anilton.
Por sua vez, depois de ouvir mensagens de boas vindas, incluindo a de sua neta, Luíza, Luiz de Deus falou ao público, agradecendo pela vitória. Ao assumir a Prefeitura de Paulo Afonso 24 anos depois do fim de seu primeiro mandato, o novo prefeito disse não ter ilusão, mas vontade de trabalhar pelo povo, e que dedicará os próximos quatro anos para servir aos pauloafonsinos.
“Minhas primeiras palavras são de agradecimento pela vitória que o povo de Paulo Afonso me deu. Serei eternamente grato pelo carinho e respeito que sempre me deram desde que aqui cheguei e dedicarei os próximos quatro anos para servir ao povo. Não tenho vaidade, mas sim, vontade de trabalhar pelo próximo, o que para mim é uma obrigação. Quero trazer esperança e não ilusão, e daqui a quatro anos, quero deixar a Prefeitura com a consciência de que fiz o melhor que pude para melhorar essa cidade”, concluiu o novo prefeito.
Prestigiaram a solenidade, o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Josias Gomes; o deputado estadual, Paulo Rangel; o comandante da 1ª Companhia de Infantaria, major Kauê Menezes; o subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, Major Reinaldo Fernandes, além de populares, familiares dos eleitos e representantes de diversos segmentos.