Com a proximidade de 2016, ex-vereadores e até um ex-prefeito de Paulo Afonso articulam suas candidaturas para voltar ao poder. Por cima pelo menos 10 políticos pretendem voltar ao cenário. José Ângelo de Carvalho quer voltar para a Câmara Municipal – onde já pisou por uma legislatura, inclusive tendo sido presidente da Casa. Outro político que saiu da Câmara e agora quer sentar em uma cadeira da CMPA é o homem da saúde Daniel Luiz.
O ex vereador Celso Brito Miranda é outro que dificilmente não irá concorrer às eleições. O ex-prefeito José Ivaldo de Brito Ferreira voltou a circular nos meios políticos e figura entre os ex-vereadores que querem voltar à Casa. Gordurinha é outro que ensaia sua volta à Câmara.
Outro que ensaia a volta para a Casa é Paulo Tatu, que já sentiu o gostinho do poder ao substituir o vereador Luiz Aureliano. Os mais experientes também querem voltar a provar do poder. Vereador por um mandato Ozildo Alves deve ser candidato.
O Ex-vereador Marquinhos do Hospital certamente também planeja se submeter novamente a avaliação popular e alcançar êxito nas urnas.
A ex-vereadora Ivanete do São José deve tentar nova oportunidade no próximo ano. “Estamos nesse desafio. O que eu tenho certeza é que essa Câmara precisa de mais mulheres”, asseverou.
Para uma parcela significativa dos eleitores os nomes dos ex-vereadores não empolgam tanto. Foram homens e mulheres que passaram pelo poder de passagem e em nada mudaram o cenário político-administrativo na Casa das Leis.
Já em relação aos nomes que surgem como pre candidatos e candidatas em 2016, renovam-se as esperanças com o surgimento de noviços como o advogado e Professor Jean Roubert, Silvano Wanderley e Edinho da Canaã, dos mais experientes como a presidente da Ascopa, Gorete Moreira, Denise Ribeiro, Dra. Eunice, entre outros que com a folga dada pela reforma política, recentemente aprovada, buscam amarrar acordos para definir se vão ou se ficam.