Paulo Afonso: Governo reúne trade turístico e empresários para apresentar projeto do Balneário e do Touro e a Sucuri

O prefeito Luiz de Deus e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano, juntamente com secretários e equipe da Prefeitura de Paulo Afonso, reuniram na noite desta sexta-feira (9), representantes do trade turístico e empresários pauloafonsinos de diversos segmentos. O encontro teve como foco a apresentação dos detalhes do mais novo equipamento de turismo, lazer e esporte do município – a urbanização do Balneário e a do monumento o Touro e a Sucuri.

A reunião aconteceu no Memorial Chesf onde foi apresentado o projeto, que tem um toque moderno e arrojado. Durante a sua fala o prefeito ressaltou a importância para Paulo Afonso e região. “Com certeza essa obra impulsionará ainda mais o turismo no nosso município e terá reflexos na região.

Para nós da administração é uma honra realizar uma obra como essa com recursos totalmente próprios e que refletirá também na economia”, afirmou o prefeito.Ele demonstrou ainda o orgulho do projeto arquitetônico ter sido desenvolvido pelos profissionais do Setor de Projetos, que faz parte da Secretaria de Planejamento e Orçamento. “É um orgulho para nós ver que um projeto tão bonito como esse foi idealizado e realizado pelos profissionais da prefeitura. A equipe está de parabéns pelo trabalho”, ressaltou.  

Para o secretário Regivaldo, a obra impulsionará ainda mais o turismo no município. “Essa obra vai agregar ainda mais beleza aos nossos recursos naturais, a exemplo do Balneário. Com o projeto a Prefeitura de Paulo Afonso deixa o local ainda mais bonito, além de ofertar área para a prática desportiva e o lazer. Me sinto muito feliz em poder apresentá-lo para a comunidade em um evento como esse, que reuniu o empresariado local e o trade turístico do nosso município”, falou.
Ainda durante o evento foi assinada a Ordem de Serviço para o início da construção, que acontece nesta segunda-feira (12). A urbanização do Lago do Balneário está orçada em R$ 1.619.669,71 e a do Touro e a Sucuri em R$ 255.684,00, e serão realizadas com recursos próprios. A obra de grande porte movimenta ainda a economia local, porque além do seu volume financeiro, tem previsão de gerar cerca de 200 empregos diretos e 600 indiretos. “Essa é uma obra que envolve especialmente o desenvolvimento econômico do município porque gera renda e trabalho, aquecendo a nossa economia”, falou Luiz de Deus. 

Projeto – O projeto conta com pista para corrida e caminhada e uma ciclovia com 950 metros, que circulará todo o lago, ofertando uma vista privilegiada durante a prática de exercícios físicos. O Balneário terá ainda uma academia para a terceira idade, área para pedalinho, bicicletário, palco multiuso e estacionamentos para 65 carros, 43 motos e três ônibus.
A área abrigará também um letreiro decorativo com o nome da cidade, que servirá como fundo para fotos, uma tendência em locais turísticos. Para a alimentação, serão destinadas ilhas para cafés e quiosques para lanches rápidos com estruturas que não interferem na paisagem. A passarela localizada no meio do lago, popularmente chamada de cachimbo, também será revitalizada, com iluminação especializada.

Pensando em ofertar um lugar mais seguro, a Prefeitura preparou o paisagismo com plantas de menos volume e mais gramado, permitindo a ampla visão do balneário em qualquer ponto em que se esteja. A iluminação também será reforçada, deixando o local com claridade necessária para ser utilizado também à noite. Outro ponto importante é a acessibilidade para cadeirantes, com rampas e pisos adequados para a circulação. Todo o projeto arquitetônico foi pensado e idealizado pelo Setor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Orçamento e será executado pela Secretaria de Infraestrutura.

Além do projeto, a Secretaria de Turismo apresentou as ações realizadas ao longo de 2017 e o que ainda está em desenvolvimento.