Os moradores e produtores da área rural de Paulo Afonso estão recebendo várias ações e melhorias. Uma delas é a perfuração de poços, que é possível graças à aquisição de uma máquina perfuratriz, capaz de atingir 300 metros de profundidade.
O trabalho é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura e, ao todo, 72 poços já foram perfurados. “Nossa equipe está fazendo de tudo para atender a demanda das comunidades, garantindo água para os produtores, animais e população rural”, afirma o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos.
Para que um poço seja perfurado, existe um estudo técnico realizado para analisar a viabilidade e o local. “Em Paulo Afonso, temos dois tipos de aqüífero – granular e o fissural. Após o poço perfurado, passamos para fase de análise da água”, acrescenta o geólogo Alexandre Durval.
Programa Mais Leite
A perfuração de poços contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva e o reforço do Programa Mais Leite. Além de levar água para as comunidades, as ações envolvem capacitação técnica para os produtores e distribuição de palma forrageira para alimentarem o seu rebanho.
O viveiro implantado no povoado Baixa do Boi é o maior do país e já distribuiu mais de 3 milhões de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim, que foram doadas aos criadores. O programa contempla mais de 60 produtores cadastrados e acompanhados pela secretaria.