A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta segunda-feira (7) um balanço detalhado da Operação Eleições, realizada durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Segundo o relatório, 246 crimes eleitorais foram registrados em 48 municípios do estado, e 86 pessoas foram presas em flagrante.
Os crimes mais frequentes identificados nas Delegacias Territoriais incluíram boca de urna, compra de votos, ameaças e propaganda eleitoral irregular. O relatório destacou que essas práticas foram amplamente combatidas em todo o território baiano, como parte dos esforços para garantir a lisura do processo eleitoral.
Confira a lista completa de municípios onde foram registrados crimes eleitorais:
- Alagoinhas
- Amargosa
- Andorinha
- Aporá
- Aramari
- Barra do Mendes
- Bom Jesus da Lapa
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Caém
- Camacan
- Camaçari
- Coaraci
- Conceição do Almeida
- Eunápolis
- Guaratinga
- Iaçú
- Ibicuí
- Ibiquera
- Inhambupe
- Ipirá
- Irará
- Itaberaba
- Itabuna
- Itapetinga
- Jacobina
- Jitaúna
- Jucuruçu
- Maraú
- Medeiros Neto
- Monte Santo
- Mulungu do Morro
- Nova Canaã
- Nova Viçosa
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Remanso
- Retirolândia
- Rio Real
- Salvador
- Santa Brígida
- Santana
- Santo Estevão
- Serra Preta
- Tabocas de Brejo Velho
- Teixeira de Freitas
- Teodoro Sampaio
- Ubatã
- Xique-Xique
Ao todo, 34 mil policiais e bombeiros participaram das ações preventivas, ostensivas e de inteligência que foram realizadas em todo o estado. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, elogiou o esforço contínuo das forças de segurança em garantir a ordem e o livre exercício do direito ao voto.
“Os policiais e bombeiros da Bahia trabalharam de forma incansável para garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Vamos analisar todo o planejamento, buscando aperfeiçoar a integração, pensando nos próximos grandes eventos”, declarou o secretário.