Paulo Afonso: Recicladores do Projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso participam de palestra sobre saúde

Nesta quinta-feira (19), recicladores que fazem parte do Projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso se reuniram no anfiteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no BTN I, para um momento de confraternização.

Na abertura do encontro, a fisioterapeuta Emanuela Maciel, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), deu uma aula de ginástica laboral. Segundo ela, a maneira correta de se locomover, para pessoas que trabalham com objetos pesados, é fundamental para evitar problemas de saúde que podem causar sequelas.

“É extremamente importante que essas pessoas saibam qual é a postura correta na hora do manuseio dos objetos que fazem parte de sua rotina de trabalho. É necessário fazer aquecimento e alongamento antes depois das atividades, para evitar sobrecarga na coluna, nos punhos e nos ombros, prevenindo problemas como lombalgia, tendinite e outras inflamações que podem se tornar crônicas e prejudicar os trabalhadores”, explicou.

O coordenador do curso de odontologia do Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios), Leônidas Marinho, proferiu uma palestra sobre a prevenção de doenças bucais. Em suas explanações, o odontólogo, com auxílio de seus alunos, descreveu os vários tipos de doenças decorrentes da falta de cuidados com a boca, a maneira correta de escovar os dentes, higiene de prótese dentária e a importância de ir ao dentista regularmente.

“O intuito da nossa palestra é despertar nos recicladores, noções de cuidados com a higiene oral, ensinando a maneira correta de escovação e mostrando a importância da prevenção de doenças que podem evoluir e causar danos maiores. Eles têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente, mas é necessário que adquiram conhecimentos sobre algumas doenças que devem ser prevenidas para evitar problemas futuros”, falou.

O Projeto Seu Resíduo vale um Sorriso, realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem um caráter socioambiental, com a proposta de elevar a qualidade de vida das comunidades através da geração de renda. A iniciativa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, prioriza parcelas em eventual situação de vulnerabilidade social.

A ação, destinada às famílias que recolhem materiais recicláveis para vender, tem como foco promover a imagem desses catadores, no sentido de transformá-los em agentes de desenvolvimento socioambiental, melhorando sua qualidade de vida. Eles são orientadas a vender o material coletado pelo preço justo, são inseridos nas atividades sociais dos CRAS e também são conscientizados sobre a necessidade de frequentar a escola.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Avenida André Falcão, 777 ou pelo telefone 3281-6151.