Paulo Afonso: SETA realiza testes de hepatite na campanha Julho Amarelo, nesta sexta-feira (26)

Como parte das atividades alusivas ao Julho Amarelo, que foi adotado como mês da luta e prevenção contra as hepatites virais em todo o Brasil, o Serviço do Serviço de Testagem e Aconselhamento (Seta), está realizando testes rápidos para detecção da doença. 

Nesta sexta-feira (26), uma equipe estará realizando os procedimentos no Mercado Público Municipal, das 8h ao 12h. Na próxima semana, os testes acontecem no Centro de Especialidades Médicas e na Policlínica. 

A coordenadora do Seta, Ísis Larissa, ressalta que a ação visa trazer esclarecimentos à população. “Estaremos com um estande em pontos estratégicos para realizarmos o maior número de abordagens. O público alvo são pessoas acima de 40 anos e/ou portadores de tatuagem”, diz.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, aproximadamente três milhões de brasileiros estão infectados com a hepatite C e os números de pessoas contaminadas com o vírus no Estado da Bahia têm crescido a cada dia. Segundo os órgãos responsáveis o que tem elevado o número de casos é a falta de informação por parte dos portadores da bactéria.

Sobre as hepatites

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). A transmissão ocorre geralmente pelo contato com sangue contaminado, que pode ocorrer das mais variadas formas, inclusive acidentalmente, desde tratamentos dentários e transfusão de sangue até ao uso de drogas injetáveis, por exemplo.

As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B.